07
novembro
2014
Profissão: Pedagoga!

Olá gatas e gatos!

O post de hoje é para falar de um assunto que muita gente ainda tem dúvidas de sobra… Que profissão escolher?
A partir de hoje, uma vez por mês vou escrever sobre alguma profissão, o que se estuda, como é o mercado de trabalho, que faculdades oferecem o curso e por aí afora.
Escolhi começar essa série de posts com a minha profissão, já que tenho maior domínio e vivência para contar para vocês! 
Eu sou pedagoga! Isso mesmo, pedagoga! E muita gente se pergunta o que é isso, para que serve e coisas do gênero. Então vamos lá!

O que é Pedagogia?

Pedagogia é a ciência da Educação. Estudamos teorias educacionais formuladas por grandes estudiosos do assunto. Também estudamos teorias comportamentais, teorias de aprendizagem e muito mais. Temos disciplinas como História da Educação, Psicologia da Educação, Sociologia da Educação, Didática, Organização da Educação no Brasil, estudamos a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional que é a responsável por organizar as leis educacionais do país. Ainda temos uma infinidade de matérias culturais, por que afinal de contas, cultura é importante né gente!
Para fazer uma faculdade de Pedagogia, é fundamental gostar de ler! lemos muuuitooo!!! 

Onde estudar?

Praticamente todas as universidades públicas e particulares do Brasil oferecem este curso e a procura têm sido grande.

Mercado de trabalho:

Então… O mercado de trabalho para o pedagogo é uma área bem vasta. Podemos atuar como coordenadores pedagógicos em escolas, que é a pessoa responsável por organizar toda a área educacional de uma escola. É o responsável pela conexão escola-professores-comunidade. É a pessoa que lida com os alunos, pais e professores e que também organiza as atividades a serem desenvolvidas na escola.
O pedagogo pode atuar também como inspetor/supervisor escolar. Essa é a pessoas responsável por fiscalizar as unidades escolares e verificar se a documentação está toda correta. É o elo entre a escola e o governo.
Pode atuar também como administrador escolar. É o responsável por toda a parte administrativa da escola. Lida com documentos de alunos, professores, funcionários e é o responsável por manter a ordem administrativa da unidade escolar.
Existe ainda a possibilidade de se trabalhar em empresas, desenvolvendo projetos educacionais para os funcionários. Hoje, muitas empresas investem na melhoria da formação de seus funcionários e o pedagogo atua nessa área. 
Outra possibilidade é a atuação em sala de aula, como professor de educação infantil ou ensino fundamental até o quinto ano. Isso é o que eu faço. Eu atuo como professora de ensino fundamental no município do Rio de Janeiro e também como professora do Curso de Formação de Professores no Estado do Rio de Janeiro.
Imagem ilustrativa retirada do Google.
Para esses cargos que exerço foi necessário passar em uma prova no concurso público, o que não é fácil.
Para trabalhar como professora e como pedagoga é necessário muito estudo. Nunca paro de estudar. Estou sempre lendo coisas novas, para aprimorar meus conhecimentos e poder ensinar ao meus alunos da melhor maneira possível.
Então é isso, gente! Espero que tenham gostado e se ainda tiverem alguma dúvida sobre esta profissão, sintam-se à vontade para perguntar!
Beijos e até a próxima!  




[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)