09
dezembro
2014
Profissão: Advogado (a)!

Olá gente bonita!

Como prometido, todo mês teremos um post dedicado às profissões. É uma forma de ajudar àquelas pessoas que ainda não se decidiram por alguma profissão e estão à procura de algo que tenha um pouco da sua personalidade.
Eu sempre ouvia, quando era criança, que devia ter muito cuidado ao escolher uma profissão, já que esta seria para sempre. Hoje, eu descobri que não é exatamente assim que as coisas funcionam! Podemos sim, e às vezes até devemos, mudar de profissão quando acharmos necessário!
Nada na vida é para sempre! Assim sendo, vamos ao assunto que interessa. Hoje escolhi falar sobre a profissão dos meus pais. Sim, tenho pai e mãe advogados e sim, sofri pressão a vida inteira para ser advogada! Não, não é a profissão que exerço. Fui rebelde… Rsrsrsrs…
O primeiro requisito para quem tem a pretensão de ser advogado (a) é gostar muito de ler. Isso é fundamental. É uma área onde o estudo diário é necessário, pois a cada momento as coisas mudam, saem novas resoluções e novas jurisprudências ( de forma simples, são decisões a respeito de determinados assuntos) e o advogado precisa estar por dentro de todos esse acontecimentos e novidades.
É um campo de trabalho beeem extenso. Existem os concursos públicos para várias áreas como tribunais, promotorias e defensorias, bem como os concursos para juízes. Existem também os escritórios particulares que atuam nas diversas áreas do Direito. Algumas delas são: Direito Ambiental, Direito do Trabalho, Direito Penal, Direito do Consumidor… E por aí vai… Basta escolher durante a faculdade aquela área que mais te agrada.
A faculdade dura em média cinco anos. O curso de Direito é oferecido nas universidade públicas e particulares de todo o país.
Quem se forma em Direito sai com o diploma de Bacharel e para exercer a profissão é necessário possuir um registro na Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). Para obter esse registro, o bacharel faz uma prova bastante específica e classificada como bastante difícil também. Então é necessário muita dedicação.
Depois de aprovado nesta prova, o bacharel já está apto a exercer sua função de advogado, desde que pague a sua carteirinha… Sim, é necessário pagar para a obtenção deste registro. Não, não é barato! Mas enfim, né…
Então ficam aí algumas dicas para quem quer conhecer um pouco mais sobre esta profissão tão necessária! Afinal, precisamos de pessoas especializadas que entendam das leis para defender nossos direitos! É também uma forma de homenagear àqueles que lutaram sempre para que eu e minha irmã tivéssemos um futuro garantido!
Se ainda ficou com alguma dúvida ou quer saber mais, deixe sua pergunta aqui nos comentários, tenho especialistas para lhe responder… Rsrsrsrs…
Um grande beijo e até a próxima!





[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)