20
junho
2015
Blogger ou WordPress?

wordpress-vs-bloggger

Olá bonitas e bonitos!

No post de hoje venho contar para vocês sobre a minha experiência na transição do Blogspot ou Blogger para o WordPress. Vou tentar ser o mais clara possível.

Eu criei o blog, primeiramente na plataforma que a maioria dos blogueiros utiliza, que é o Blogger, aplicativo gratuito da Google. Eu estava bastante satisfeita com as funcionalidades dele. O meu primeiro layout foi desenvolvido por uma webdesigner, a Janaína, já que euzinha aqui não levo o menor jeito para esse tipo de coisa (veja aqui).

Era um lay bastante simples, porém do meu agrado. Procurei vários tutoriais para aprender a mexer direitinho na plataforma. Ela traz algumas facilidades, principalmente nos widgets, que são aquelas janelinhas laterais que a gente vai colocando no blog para complementar o layout. Instalei alguns com muita facilidade.

Outro ponto positivo foi a facilidade e rapidez ao instalar o Adsense. Foi tudo automático e não precisei me preocupar com muitas coisas. Depois de aprovado, foi rápido. Durante a minha estadia no Blogger, eu já tinha comprado meu domínio, porém ainda não o utilizava, então continuava com o endereço .blogspot.com.br.

A facilidade de inscrição também é bastante favorável. Já fica a janelinha ali do lado para os leitores se inscreverem em seus blogs de interesse. Acho isso muito bacana.

Enfim, eu gostava do Blogger, apesar de suas limitações quanto ao layout.

Em dezembro de 2014, eu participei de um encontro de blogueiras promovido pela Rio Belleza (saiba mais aqui) e nesse encontro tive a sorte grande de ganhar um layout desenvolvido pela webmaster e blogueira diva Evelyn Regly. Imaginem só…

Com isso, foi necessária a mudança para a plataforma WordPress, pois a Evelyn só trabalha com ela. Também foi necessário que eu adquirisse uma hospedagem para o blog. A princípio, achei que seriam muitos gastos e fiquei receosa. Mas, fui lá e fiz o plano de hospedagem.

O novo lay me foi entregue pela Evelyn em abril deste ano. Fiquei muito satisfeita e achei bem bonito. Mas agora é que vinha uma nova etapa de aprendizagem. A Evelyn, envia junto com o lay uma apostila ensinando a mexer na plataforma WordPress. Essa apostila é bem didática e bem explicadinha. Depois que a li todinha, fui botar em prática e começar a mexer e atualizar o blog.

Gente, sério, eu que não tenho muitas habilidades digitais, achei bem fácil. O mais complicadinho foi a instalação dos widgets, porém com um pouquinho de paciência, consegui. A instalação do Adsense também foi um pouquinho mais complexa, porém, depois de aceito o site, eu consegui configurar as propagandas para que elas aparecessem onde eu queria, coisa que não conseguia fazer no Blogger.

Um ponto negativo é que pelo WordPress, o leitor só consegue se inscrever no blog através de e-mail, e isso não é muito interessante. Normalmente as pessoas não querem perder muito tempo realizado essas inscrições, ou muitas vezes nem notam a janelinha de inscrição ali ao lado.

Enfim, porque estou contando isso tudo? A minha amiga fofa, linda e tudo de bom Polyana Mendes, do blog Menina Fashion, me deu essa sugestão, por que ela também estava com essas dúvidas. Daí, vim aqui compartilhar minha experiência com vocês.

Qual eu achei melhor? Olha, eu gostei muito mesmo de mudar para o WordPress. Realmente o blog fica mais com uma cara profissional.

E uma dica: a compra do domínio é de extrema importância. Quando a gente muda nosso endereço para .com ou .com.br – que é o meu caso – parece que a coisa fica mais séria sabe? Além de você garantir que o seu nome será só seu. Eu comprei meu domínio no Registro.br e pago uma taxa anual de R$ 30,00. A hospedagem eu comprei no Hostgator e paguei uma taxa semestral de R$ 80,00.

Então é isso minha gente. Se você curtiu este post – rá… hora do jabá – vai ali do lado, naquela janelinha que eu disse que quase ninguém percebe, e inscreva-se por e-mail. É rapidinho, eu juro! Você só vai precisar confirmar a inscrição no seu e-mail depois.

Espero ter ajudado quem ainda está em dúvida e se você quiser saber mais alguma coisa que eu esqueci de falar aqui, deixa ali nos comentários que eu respondo sempre!

Um grande beijo e até a próxima!

Comentários desativados em Blogger ou WordPress?

Comentários desativados