14
julho
2015
Três lugares imperdíveis no Rio!

Olá bonitas e bonitos!

Como o nome do blog já diz, sou carioca e nesse post trago para vocês três dicas de lugares imperdíveis no Rio de Janeiro. São lugares que fogem um pouco do roteiro tradicional de visita à cidade, mas são muito legais e que se você planeja visitar o Rio, recomendo que visite esses lugares. Vale a pena.

Vamos conferir?


Confeitaria Colombo

A Confeitaria Colombo é um dos lugares mais tradicionais da cidade. Tem mais de um século de história e sua construção permanece a mesma. A confeitaria é parte do patrimônio histórico e cultural da cidade. A sua fundação data de 1894! Imagina quanta riqueza de história e cultura este lugar presenciou! Toda a sua ornamentação e decoração fazem parte da Belle Époque do Rio de Janeiro, momento em que a cidade passava por grandes transformações arquitetônicas. Veja um pouco do local:

Para maiores informações consulte o site:

www.confeitariacolombo.com.br


Forte de Copacabana

O Forte de Copacabana teve sua construção iniciada no ano de 1907 e teve sua inauguração no ano de 1914. Foi construído com a intenção de proteger a cidade de invasores.

Foi no forte que aconteceu um importante momento histórico do nosso país, o “levante dos Dezoito do Forte”, em 1922. Neste acontecimento 17 soldados e 1 civil, resistiram a um ataque, dentro do forte, de outra fortaleza fluminense. Esse movimento representou a insatisfação de alguns estados com a política existente no país.

Em 1987, o forte deixou de exercer sua função militar e transformou-se em local histórico, onde abriga um museu que conta um pouco da história da cidade.

Endereço: Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 – Posto 6 / Copacabana – Rio de Janeiro
CEP: 22070-020 – Rio de Janeiro – Brasil

O ingresso custa R$ 6,00 para adultos e R$ 3,00 para idosos, estudantes e professores do município.

Funciona de terça a domingo, das 10h às 18h.

Para maiores informações, consulte o site: http://www.fortedecopacabana.com/


Fortaleza de Santa Cruz

Foi uma das primeiras fortificações a ser construída no país. Sua construção data mais ou menos de 1577, praticamente junto com a chegada dos portugueses às nossas terras. Sua construção tinha como objetivo evitar as invasões estrangeiras, já que nossas terras ainda estavam despovoadas e desprotegidas.

Em 1939 foi tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Imaginem só quantas histórias ficaram gravadas naqueles muros…

Tem uma lenda que conta que na parede da capela, está enterrada a jovem Iracema, filha do capitão Potyguara, que se apaixonou por cabo do exército, porém, seu pai não permitiu a concretização desse amor. A jovem, desiludida, atirou-se no penhasco da Baía de Guanabara, em 1906. Que triste né gente…

Estrada Gen Eurico Gaspar Dutra, s/n – Jurujuba Niterói
Funcionamento: das 09:00 às 16:00h Menores de 12 e maiores de 64 anos não pagam
Tel(s).: (21) 2710-7840 ou 2711-0462 – r. 36
A Fortaleza oferece visitas guiadas, dispõe de restaurante e loja de souvenirs.


Então gente, gostaram? Não contei toda a história dos locais porque gosto de deixar um gostinho de curiosidade, para motivar você que está aí lendo, a visitar esses locais e conhecer a história de cada um deles com seus próprios olhos. Tudo se torna muito mais divertido quando a gente pode vivenciar.

São três locais muito bacanas e que eu tenho certeza que você vai gostar. Se você gosta de História, assim como eu, vai curtir muito a visita a estes lugares carregados de acontecimentos e que atravessaram séculos para deixar seus registros.

A memória de um país se faz também através das construções que ainda perduram. Por isso, devemos cuidar muito do nosso patrimônio. É ele quem vai contar a nossa história.

Se você curtiu este post, não esqueça de deixar o “curti” aqui na página. Aproveita e também se inscreve aqui no blog. É só colocar seu e-mail na caixinha ali do lado escrito “Inscreva-se”. Dessa forma, toda vez que eu fizer uma nova postagem, você vai ficar sabendo em primeira mão!

Um grande beijo e até a próxima!





[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)