09
Abril
2017
Entre Amigas – Relacionamentos Abusivos

Relou Pipou! Tudo bem com vocês?

Hoje vamos falar sobre RELACIONAMENTOS ABUSIVOS. Não é um assunto fácil de se falar. Mas eu não gosto de rodeios, então vou direto ao assunto.

Relacionamentos Abusivos

Relacionamentos Abusivos

Quando falamos de relacionamentos abusivos, não estamos falando apenas dos relacionamentos entre casais, ou entre homem e mulher. Existem outros tipo de relacionamentos abusivos e para este post, eu separei três tipos de relacionamentos:

  • ENTRE FAMILIARES

Esse é um dos mais difíceis de se identificar ou mesmo de se livrar dele. Sabe, pais podem ser abusivos com seus filhos e filhos podem ser abusivos com seus pais.

Quando pai ou mãe tem a necessidade de exercer força ou poder sobre seu filho, falando coisas agressivas, humilhando isso é um relacionamento abusivo. Muitas vezes isso vem travestido de “educação”, porém é possível educar seu filho sem precisar demonstrar poder sobre ele.

Uso como exemplo uma famosa frase conhecida por muitos pais e filhos: “a casa é minha, eu que te sustento, vai fazer o que estou mandando e se não estiver satisfeito, a porta da rua é a serventia da casa.” Quantos pais já falaram isso para seus filhos? Quantos filhos ouviram isso? Até compreendo que pais podem dizer isso num momento de fúria. Mas isso deve ser evitado sim. Ao dizer isso, certamente o pai ou mãe está humilhando seu filho, que é um ser dependente dele, mais frágil, em todos em sentidos.

Acredito que se educado com amor e carinho desde cedo, uma criança jamais precisará ouvir isso, ou um pai ou mãe precisará dizer isso. Isso machuca, fere, magoa… Pode sim ser evitado!

  • ENTRE AMIGOS

Sabe aquela pessoa que só te procura quando precisa de algo, mas que quando você precisa dela, ela nunca está disponível? Então… É disso que estou falando. Amigos servem para os momentos bons e ruins e para somar e agregar algo de bom nas nossas vidas. Se você tem algum amigo que só olha para você e enxerga vantagens, sinto muito em dizer que essa pessoa não é de fato seu amigo.

Devemos manter distância das pessoas que só sugam as nossas energias e só se aproximam de nós buscando vantagens. Isso não é saudável. Amizade é sempre uma via de mão dupla e deve ser regada com muito carinho e ternura. Se não existe nada disso, então não existe amizade.

Amigos são irmãos que a vida nos dá de presente. Qualquer coisa que fuja desse padrão deve ser evitado, assim você evita um desgaste emocional desnecessário e preserva a sua energia para as coisas que realmente valham a pena.

  • ENTRE CASAIS

Esse é um dos mais comuns e mais fáceis de identificar, porém um dos mais difíceis de deixar para trás. Esse tipo de relacionamento abusivo pode acontecer tanto em casais heterossexuais quanto em casais homossexuais. Ninguém está imune a ele. Todo aquele excesso de zelo e cuidado pode disfarçar uma verdadeira necessidade de controlar o que o parceiro ou parceira está fazendo.

Chamar atenção para a roupa que veste, para a maquiagem que usa, pedir para mandar foto de onde está, perguntar a cada cinco minutos onde está… Tudo isso é pura necessidade de controlar o outro. Isso não é carinho e muito menos cuidado. Uma pessoa que te ama, confia em você e em suas escolhas, e te apóia e te aconselha para o bem, não para o mal.

Esse é um dos mais difíceis de sair porque o indivíduo acaba criando uma dependência emocional do outro e perceber esses sinais não é tão fácil quanto se parece. Para quem está de fora, é fácil apontar o dedo e julgar, mas para quem vivencia, é doloroso e sofrível.

Eu gravei um vídeo onde falo mais detalhadamente sobre isso. Dá PLAY e confere aqui:

Espero muito que esse vídeo tenha ajudado alguém a enxergar um pouquinho de como os relacionamentos abusivos acontecem.

Se você gostou deste post e deste vídeo, não esqueça de clicar em “CURTIR E COMPARTILHAR”. Você pode ajudar alguém que esteja precisando ouvir isso.

Um super beijo, fiquem com DEUS e até a próxima

TCHAAAU!!!





[pulaalegria] (óculos) (triste) (sorrisão verde) (seta) (piscada) (pensativo) (muito triste) (mega feliz) (malvado) (lingua) (interrogação) (idéia) (gargalhada) (feliz) (exclamação) (envergonhado) (doido) (confuso) (como assim) (chocado) (bravo)